Saiba como lidar com as mudanças organizacionais



A empresa deve se adaptar ao mercado. Essa frase é a preferida dos administradores. Pois, eles entendem a necessidade de realizar mudanças organizacionais.


Uma empresa é como um organismo vivo, é dinâmica e deve estar em constante evolução. Hoje estamos na era da tecnologia, devido a isso, grande parte das mudanças organizacionais tem como ponto de partida a necessidade de aderir às novas tecnologias e suas facilidades para tornar a empresa mais ágil e competitiva.


A gestão das mudanças organizacionais


Primeiro, é importante conceituar o termo mudanças organizacionais: são alterações que ocorrem na empresa, planejadas ou não, provenientes de fatores internos ou externos ao ambiente organizacional que causam uma transformação. Geralmente, quando ocorrem essas situações, são constatados comportamentos defensivos e resistentes.


Entretanto, saber gerir de modo correto as mudanças organizacionais pode fazer com que a transição seja mais tranquila.


Nesse processo, os gestores com suas equipes podem aproveitar para vivenciar essas mudanças buscando extrair delas o máximo de oportunidades.


Veja, agora, como lidar com as mudanças organizacionais:


Preocupe-se com a mudança e os impactados por ela


Defina exatamente o que vai ser mudado e, porque isso é importante para sua empresa. Esse é o ponto básico e que também deve ser explorado quando o novo projeto de mudança for apresentado aos colaboradores.


Justificativas costumam ser importantes para qualquer pessoa. Portanto, ao invés de o gestor somente chegar divulgando que um novo software foi adotado pela empresa, ele deve explicar a razão da empresa adotar um novo software.


Além disso, é importante mapear quais serão os setores mais impactados pela mudança. A partir disso já se deve pensar em estratégias para mitigar os impactos negativos.


Preocupe-se em comunicar as mudanças organizacionais


Comunique, mas não só isso, faça uma verdadeira campanha de adesão às novas diretrizes. O segredo de uma boa implantação de mudanças organizacionais é a comunicação. Os colaboradores precisam estar por dentro do que será mudado e a partir de quando.


Uma mudança ela precisa ser planejada e quanto antes começarem as campanhas de divulgação das mudanças organizacionais, melhor será.


Preocupe-se em treinar seu pessoal


Toda mudança exige uma fase de treinamento. É importante estabelecer um método de treinamento para que os colaboradores possam desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessárias a fim de enfrentar as mudanças organizacionais.


O treinamento pode ser com palestra, minicurso, oficina, pode mesclar módulos online e presenciais. Isso deixará os colaboradores mais entusiasmados diminuindo os riscos e as resistências que possam apresentar em relação às mudanças organizacionais.


Preocupe-se em implementar um suporte


Após realizar todas as etapas da mudança organizacional, é preciso garantir a sua manutenção. Os colaboradores precisam saber a qual setor organizacional ou a quem devem se reportar quando surgirem dúvidas em relação aos novos procedimentos.

Um suporte é sempre importante nas primeiras fases das mudanças organizacionais e garantem uma transição mais tranquila e efetiva.


Toda mudança traz uma evolução e com certeza promove o crescimento do negócio. No entanto, para que seja bem-sucedida precisa ser planejada, gerida pelos gestores e bem comunicada aos colaboradores buscando engajamento de todos.

25 visualizações0 comentário