top of page

Tendências inovadoras de RH que a sua empresa precisa conhecer



A área de Recursos Humanos das empresas é fundamental para o bom recrutamento e gestão de pessoal, sempre em prol de bons resultados, economia de custos, desenvolvimento humano e crescimento corporativo. Porém, nem toda empresa aproveita todo o potencial deste setor. Neste texto, apresento rapidamente 4 tendências inovadoras de RH que a sua empresa precisa conhecer. Confira!


Avaliação mais humana dos colaboradores


Por muitos anos, muitas empresas utilizavam seus setores de recursos humanos apenas de maneira meramente burocrática. Eram profissionais especializados na gestão documental dos funcionários, na admissão, na concessão de férias e na demissão. Pouco se aproveitava do RH enquanto um time de profissionais designado ao desenvolvimento de pessoas.


As empresas mais inovadoras do mercado, bem como as que já notaram o peso estratégico da equipe de RH, têm tomado uma postura diferente em relação ao trabalho destes profissionais. Gestores de pessoal empregados na avaliação de desempenho levam em conta mais aspectos humanos, e não apenas avaliações numéricas de performance.


O novo mercado, baseado em internet, tecnologia e integração digital já não comporta apenas uma avaliação de desempenho baseada em números. Hoje, boa parte dos trabalhos são automatizados, por isso, em alguns casos, a criatividade de um profissional para os negócios é muito mais útil à empresa do que a quantidade de páginas que ele consegue escrever em um dia, por exemplo.


Desenvolvimento de potenciais


Esta pluralidade na visão dos Recursos Humanos também é repassada aos líderes, gestores e coordenadores de diferentes equipes dentro das organizações. Um formato obsoleto e tradicionalista de RH tende a procurar nos colaboradores suas falhas e gargalos, a fim de tentar corrigir o que está errado e aprimorar o trabalho deste funcionário, demitindo-o caso os esforços não apresentem resultado.


No Brasil, a demissão de um profissional ainda é bastante onerosa, mesmo com a reforma trabalhista. Por isso, as empresas de melhores resultados buscam evoluir a qualidade do serviço da força de trabalho que já faz parte de seu plantel, realizando demissões apenas em casos onde visivelmente o funcionário não tem o que oferecer à empresa.


Os líderes são, portanto, orientados pela gestão de RH a tentar aprimorar as potencialidades e qualidades que os funcionários já possuem, ao invés de buscar de forma prioritária por seus erros e fraquezas. Desenvolver o que o colaborador tem de melhor pode trazer ótimos resultados à companhia.


Onboarding


Toda empresa tem um funcionamento diferente, mesmo atuando dentro do mesmo mercado. E é comum que mesmo o profissional mais capacitado tenha que se esforçar para se adaptar aos primeiros dias de trabalho na nova casa. O onboarding é uma tendência na maioria das empresas modernas: é um treinamento inicial, porém, muito mais completo.


Mais do que aprender como funciona a rotina de trabalho e conhecer as instalações físicas da empresa, o funcionário recém-contratado passa por dinâmicas de grupo com colegas, chefes e, em certos casos, até mesmo com o alto escalão da companhia. Aprende sobre a história e os princípios do empreendimento, entre outras coisas, tudo de maneira bem-humorada e interativa.


Implementação de automatização nos processos de gestão de pessoal


A preocupação com o meio ambiente é necessária a todo empreendimento responsável. Por isso, a diminuição do uso de papel é um recurso cada vez mais adotado pelo RH, no sentido de digitalizar, por exemplo, a folha de ponto e de pagamento, os documentos de contratação, férias e demissão, entre outros arquivos que podem ser armazenados virtualmente com validade legal. É economia de tempo, espaço e orçamento no seu RH.

23 visualizações0 comentário
bottom of page