top of page

Propriedade, família e empresa: como apoiar papéis e perspectivas?



As empresas de controle familiar lidam com questões que ultrapassam a esfera dos negócios.


De acordo com pesquisa realizada pelo IBGC em parceria com a PWC [disponível para download ao final do texto], no ano de 2019, as práticas de governança – corporativa e familiar – adotadas por uma empresa afetam e são afetadas pela coesão da família e acabam por determinar como seus membros se envolvem no negócio e o conduzem no dia a dia, moldando a atuação da empresa e influenciando seu desempenho no longo prazo.


“O que ocorre é que algumas empresas, principalmente as de médio porte, ainda não têm certa maturidade em governança corporativa. Então, é necessário capacitar esses membros de famílias empresárias quanto às melhores práticas de governança, mas também a respeito das práticas em governança familiar”, esclarece Lívia Freitas, gerente acadêmica do IBGC, ao explicar a relevância da associação entre essas duas frentes.

Pensando nessa capacitação e outras questões que possam ser incluídas no dia a dia das empresas familiares, a DBC Consultoria Empresarial apoia esta iniciativa e auxilia empresas familiares a traçarem um caminho que contempla os aspectos da governança corporativa considerando todas as particularidades e desafios relacionados à empresa, ao patrimônio, à família e à sucessão, através de consultoria personalizada para as suas necessidades.


Muitas empresas de controle familiar ainda não tomaram a decisão de ter um conselho, mesmo entendendo que esse é o principal órgão de governança para a sua organização.

Para seguir o caminho da governança corporativa é preciso que a família empresária olhe para alguns papéis que deve desempenhar e como eles podem ter ligação com suas perspectivas.


Seguem abaixo os principais tópicos desta jornada:

Trata-se de uma jornada de conhecimento, onde cada capacitação serve de base para o próximo passo no caminho da governança corporativa em empresa familiar.


Cada módulo será apresentado no sentido de capacitar os membros da família e adaptar as melhores práticas de governança à realidade do negócio. A consultoria foi pensada e desenvolvida a partir dos níveis de dificuldade que o público, formado pela família empresária, sucessores, acionistas, futuros acionistas e executivos de empresas familiares, possam ter e necessitam de ajuda.


Recomenda-se que o início desta jornada aconteça a partir do primeiro módulo de Governança Corporativa para Empresas Familiares e siga a ordem apresentada:


1. Governança Corporativa em empresas familiares apresenta e explora as aplicações das melhores práticas de governança corporativa às empresas familiares e inicia a consultoria personalizada para os seus negócios.


2. Governança Familiar expõe conhecimentos práticos da governança para o cotidiano dos membros da família empresária.


3. A jornada da sucessão auxilia a família empresária no processo de passagem de bastão, abordando o processo sucessório nos três pilares: família, gestão e patrimônio.


4. Formação em Governança para acionistas de empresas familiares aborda o papel e as responsabilidades dos acionistas de empresas familiares e a preparação das futuras gerações de modo a se tornar auto sustentável no quesito governança corporativa dos negócios familiares.


Conte com a DBC Consultoria Empresarial para te ajudar na governança corporativa de suas empresas, através de capacitação para os seus membros e consultoria personalizada para os negócios da família.

Acesse a aba Projetos e envie sua mensagem solicitando mais detalhes!


Confira a pesquisa realizada pelo IBGC em parceria com a PWC na íntegra:

pesquisa-gov-emp-fam-19
.pdf
Download PDF • 9.43MB


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page